Cuidado com os ciclos de atividades do seu negócio

Você abre um negócio no ramo industrial, compra máquinas, contrata funcionários, compra matérias-primas, inicia o processo de fabricação e ficam prontos os primeiros produtos. Se a sua empresa não operou com vendas ajustadas à demanda antecipada (encomendas), sua equipe de vendas sairá ao mercado para vender seus produtos.

Perguntas Importantes para o seu negócio dentro desse contexto:

  1. Qual é o prazo entre a empresa estar preparada (máquinas alinhadas, matérias-primas no “chão da fábrica” e funcionários treinados e comprometidos) para o início da produção e o produto estar pronto para a venda?
  2. Quanto tempo leva para o departamento comercial de sua empresa vender o produto?
  3. Sua política de crédito concede qual prazo para o recebimento de suas duplicatas?

É evidente que essas movimentações, dentro do ciclo de produção, acabam se ajustando de tal forma, que os prazos podem ser reduzidos à medida que você passa a conhecer melhor as movimentações operacionais de sua empresa e do mercado em que sua empresa está inserida. Mas esse processo de maturação pode levar certo tempo, possui um grau de pressão que age com determinada intensidade sobre a gestão da empresa e, com certeza, vai provocar sentimentos variados nos envolvidos. As consequências, favoráveis ou desfavoráveis, dependerão do grau de maturidade empresarial dos envolvidos no negócio.

Por isso, fique de olho nos ciclos de atividades de seu negócio, pois, estando eles alinhados com o planejamento da empresa, suas movimentações ficam, de certa forma, previsíveis no horizonte de tempo determinado, e isso contribui para possíveis ajustes que se façam necessários no decorrer do processo.

Em tempo: Em relação à pergunta n.º 3, não se esqueça de verificar a adimplência de seus clientes. Isso faz uma grande diferença. No mais, desejamos sucesso em seus negócios.

Caso venha tenha alguma dúvida ou queira informação adicional sobre o tema, entre em contato conosco para podermos ajudá-lo.

João Daniel Quagliato, Contador, Economista, Pós-Graduado em

Contabilidade e Finanças, Consultor Econômico-Financeiro

e Professor de Pós-Graduação na área de Negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *