Indicadores de Gestão

indicadores

Creio que você já deva ter ido, pelo menos uma vez em sua vida, a um médico. E com certeza ele não ficou somente na conversa, mas pediu para que você fizesse alguns exames, orientado pela sua idade e seu histórico familiar, para fazer uma avaliação mais segura de suas reais condições de saúde. De posse do resultado desses exames ele pode informá-lo a respeito da sua saúde e talvez tenha feito algumas correções em sua dieta alimentar ou estilo de vida visando preservá-lo de alguns inconvenientes que pudessem surgir no futuro caso não tomasse essas medidas corretivas. Para isso, ele se utilizou dos indicadores contemplados nos exames que permitiram a ele fazer um diagnóstico da sua saúde com certa margem de segurança.

E nas empresas isso é possível de ser feito? Não somente é possível como deve ser feito e acompanhado por um profissional da área que fará um diagnóstico da saúde da empresa e com o acompanhamento periódico poderá direcionar a gestão da empresa por um caminho com reduzida margem de risco na busca dos objetivos estabelecidos no planejamento estratégico elaborado pelos gestores e proprietários.

Quantos e quais são os indicadores que devem ser utilizados? Depende, pois existe uma variedade enorme de indicadores de gestão que estão à disposição daqueles que estão interessados na sustentabilidade dos negócios. Eles orientam às questões de natureza econômica, financeira, produção, qualidade e outras variáveis que são importantes para os gestores e proprietários. Cada um deles é estruturado e busca atender necessidades específicas e medem funcionalidades organizacionais diversas.

Finalizando, não menos importante que o diagnóstico são as medidas que devem ser implementadas na organização para corrigir os níveis insatisfatórios dos indicadores realinhando a organização, lastreado num planejamento consistente, se necessário, com as correções devidas, que permita visibilizar um caminho a ser percorrido buscando melhorias contínuas na organização objetivando a sustentabilidade do negócio.

João Daniel Quagliato é professor pela Universidade Adventista de São Paulo e Consultor Empresarial
www.quagliatoconsultoria.com.br
joaodaniel@quagliatoconsultoria.com.br/blog
(19) 99608-0362

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *