Os Lucros Não Ocorrem por Acaso

Ao analisar a performance das empresas lucrativas, podemos observar que os resultados positivos não ocorrem por acaso. O lucro apurado aconteceu em consequência de planos bem-elaborados que foram definidos para atingirmos os resultados propostos. Foram investidas horas de trabalho na construção de cenários conjunturais com grandes possibilidades de ocorrência.

Embora o planejamento possa nos dar a falsa impressão de que temos o controle sobre o futuro, e isso, de certa forma, possa nos acomodar, é por meio dele que podemos enxergar quais seriam os riscos que estaríamos correndo caso ocorressem movimentações inesperadas atingindo o mercado em que estamos atuando. Isso é possível por meio da análise de sensibilidade que inserimos em nosso planejamento provocando resultados adversos, pelas provocações que fazemos às informações, o que nos permite visualizar as possíveis ocorrências no resultado.

Isso funciona de forma simples. Pela conjuntura em que estamos vivendo, você projeta, no seu planejamento, para determinado período de tempo – curto, médio ou longo prazo –, um cenário provável de ocorrência. Em função deste, traça um evento pessimista ou otimista para o seu negócio e visualiza quais seriam as consequências dessas variáveis no resultado desse negócio. Essas variáveis acontecem em função da movimentação dos agentes inseridos no contexto econômico e social do País ou do mundo, haja vista as influências provocadas pelas ocorrências no mercado internacional.

Isso posto, no mais, ou seja, internamente, é imperativa a observância e o monitoramento das informações apontadas pelo painel organizacional: Nível de vendas  situado nos pontos desejáveis; Tributos adequados às atividades do negócio; Custos controlados; Despesas sendo, na medida do possível, reduzidas; e Disponibilidades financeiras sendo aplicadas gerando rendimentos adequados aos padrões de mercado. Você entendeu que os lucros não ocorrem por acaso? Nós temos de provocá-los. Sucesso!!!!!!!

 João Daniel Quagliato é Consultor em Gestão e Análise Econômico-Financeira de Empresas, Educador Financeiro e professor de Graduação e Pós-Graduação na área de Negócios.

One thought to “Os Lucros Não Ocorrem por Acaso”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *