Para onde estamos indo?

Recentemente, o Governo divulgou a insignificante taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2019. Surpresa? Não, pois os acontecimentos que vinham modulando o contexto econômico nacional e mundial nada surpreenderam o fraco desempenho da taxa de crescimento de 1,1% da economia brasileira em comparação com as taxas de crescimento de anos anteriores, de 1,06% (2017) e 1,12% (2018).

De certa forma, isso acabou frustrando todos os que esperavam mais daqueles que são responsáveis por planejar e comandar o processo de retomada do crescimento econômico do País, principalmente por se tratar de um ano de troca de governo em que  uma parte da população brasileira votante cravou uma suposta esperança nas urnas de 2018, e outra (abstenções, brancos e nulos), mesmo contrária às candidaturas apresentadas, esperava que pudesse haver um começo de ventos favoráveis e épocas melhores.

Se o ano passado não foi bom, como será 2020? Pelas estimativas que estão sendo veiculadas no mercado, que não são nada favoráveis, haja vista os acontecimentos que estão em pauta no mercado internacional, principalmente o coronavírus, não podemos esperar melhoras nos indicadores econômicos. Não bastassem esses incômodos internacionais, internamente, até o momento, a agenda do Governo não está fluindo nas Casas de Votação, e, consequentemente, as propostas para um suposto avanço nas melhorias, que poderiam trazer “novos rumos”, estão sendo truncadas. É evidente que tudo isso passa pela necessidade de um planejamento claro e transparente do que se pretende para o País. Se, de fato, isso existe, parece-nos que ainda não está bem claro para os agentes do mercado que formulam suas estratégias de participação do processo de reorientação da atividade econômica do País.

Enfim, o que podemos concluir com essa taxa de crescimento do PIB de 1,1% em 2019 apresentada pelo Governo? Parafraseando Lulu Santos em sua música “Assim Caminha a Humanidade”: Não vou dizer que foi ruim, mas também não foi tão bom assim. Avante para 2020, Brasil!!!!!!

João Daniel Quagliato é Consultor na área econômico-financeira, educador, planejador financeiro e professor de pós-graduação na área de negócios.
joaodaniel@quagliatoconsultoria.com.br
www.quagliatoconsultoria.com.br/blog
(19) 99608-0362

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *