Você realmente conhece o seu negócio?

Sempre que convidado, para uma visita a um(a) cliente em potencial, procuramos, inicialmente, fazer algumas perguntas que são necessárias para que tenhamos uma compreensão da performance daquela empresa e para avaliarmos o grau de conhecimento que o(a) proprietário(a) possui de seu próprio negócio. Em linhas gerais, são sete perguntas básicas que qualquer empresário(a) deve saber responder sobre o seu negócio. São elas:

1.a Você realmente conhece seu negócio?

2.a Qual é a Receita de Vendas Ideal?

3.a Qual é o Regime de Tributação adequado?

4.a Qual é o nível de Custo Compatível para o produto e/ou a mercadoria?

5.a Qual é a Despesa Adequada?

6.a Qual é o Lucro Possível?

7.a Qual é o Nível de Caixa Confortável?

Depois da impressão inicial, o próximo passo é formular estratégias, junto com o(a) cliente, a respeito de como atingir o crescimento/desenvolvimento sustentável da empresa. Para isso, é imperativo que se faça, primeiramente, o Diagnóstico e a Elaboração do Planejamento Econômico-Financeiro determinando os objetivos e as metas alinhados com o mercado em que a empresa está inserida.

A seguir, promove-se o Acompanhamento dos agentes (receita, tributos, custos e despesas) que determinam o resultado com análises do previsto/real, em que verificamos a necessidade de correções no plano estabelecido, consideramos as influências ocorridas pelos ambientes interno e externo e, se necessário, fazemos as correções para realinhamento dos objetivos a serem alcançados.

Caso tenha alguma dúvida ou queira informação adicional sobre o tema, entre em contato conosco para podermos ajudar você.

João Daniel Quagliato. Contador, Economista, Pós-Graduado em Contabilidade e Finanças, Consultor Econômico-Financeiro e Professor de Pós-Graduação na área de Negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *