Cuidado com as Metas Ambiciosas para a Redução de Custos


 

“As idéias não se conservam. É preciso fazer alguma coisa por elas.”
Alfred North Whitehead

Uma das grandes preocupações hoje nas empresas está ligada à gestão dos seus custos. Essa é uma premissa básica em tempos de globalização dos mercados, uma vez que já vão os tempos em que os preços de mercados eram fixados em função da estrutura de custos.

Mesmo com essa realidade, tratar os custos no sentido de reduzi-los em função de valores absolutos é um erro idêntico ao de adotar uma dieta pessoal para emagrecimento baseada somente no desejo de carregar menos peso sem a preocupação com possíveis consequências prejudiciais ao seu organismo, ou seja, você poderá adotar medidas de contenção de custos que venham colocar em risco a qualidade de seus produtos.

O ponto crucial em questão na racionalização de custos é a criação de um ambiente favorável no sistema produtivo que envolva as pessoas buscando a aplicação dos recursos disponíveis visando uma melhoria contínua na qualidade dos produtos.

Criado esse ambiente favorável, o próximo passo é o estabelecimento de metas a serem atingidas. Essas metas devem estar em harmonia coma capacidade de assimilação de estímulos por parte de seus funcionários. Lembre-se: Metas ambiciosas geram conflitos em ambientes na medida em que não podem ser alcançadas.

Dessa forma, não há outro caminho a não ser o de discutir com os colaboradores os objetivos pretendidos pela empresa para que seja traçada uma rota dando clareza às metas que se pretende atingir.

Sucesso!

João Daniel Quagliato
joaodaniel@quagliatoconsultoria.com.br
www.quagliatoconsultoria.com.br
(19) 99608-0362

One thought to “Cuidado com as Metas Ambiciosas para a Redução de Custos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *